quarta-feira, 9 de abril de 2008

THE AUSTRALIAN MUSEUM

O museu de história natural e indígena de Sydney foi criado em 1827 - o que é tempo pra caramba num país tão novo quanto a Austrália. Fica ali do ladinho do Hyde Park, num prédio muito lindo e bem preservado. Tava louca pra ir lá, pra ver os dinossauros - digo, os ossos de dinossauros.


(gosto muito de visitar museus, e tenho vergonha de dizer que esse foi o único que conheci até agora. Minha desculpa é que nerd não gosta, e meu guia é nerd. Pra ver exposição de arte ele não me convida, mas pra ir numa convenção da Microsoft ele já me intimou. Fazer o quê? Sei, sei, ir sozinha, eu sei)


(essa é a William St, ao lado do museu. O que vocês estão vendo aí no fundo é o famoso Kings Cross, bairro boêmio que é, digamos assim, a capital australiana da luz vermelha - em especial da luz vermelha gay. Kings Cross pode ser meio perigoso se a gente não tomar cuidado, e é na calada da noite que as coisas acontecem por lá. É a Lapa de Sydney. Queria muito ir num cabaré daqueles tipo o que Bernadette Bassenger, Mitzi Del Bra e Felicia Jollygoodfellow se apresentavam, mas descobri que aquilo é o maior caô de filme, tá - na verdade, Priscilla Queen of the Desert é um musical caríssimo, não um bar onde a gente pode encher a cara, ver peitinhos falsos, ficar mutcho lôco e dançar ao som do Abba)


(tava rolando uma exposição chamada Face to Face, fotos de primatas cheios de sentimento. Uhn, tá, ok, mas vi muito en passant, porque tava era afim de ver OSSO)


(e onde é que vocês acham que eu fui primeiro? Na lojinha do museu, claro. Mas bem nem comprei nada, tudo muito caro)


(quase trouxe isso pra casa, mas lembrava chifre, e chifre vamos combinar, néam)

Infelizmente, as fotos dentro do museu ficaram péssimas! Tentei mexer na máquina várias vezes, mas pelo jeito preciso de uma melhor mesmo. Ou de fazer um curso pra aprender a lidar com a minha, que deveria ser uma simples câmera de turista, não um buraco negro de fotos bacanas.

Isso foi o que se salvou da ala aborígene:


(parte da exposição permanente sobre cultura aborígene. Não sei dizer o que é, mas faz parte da coleção arqueológica. Bom, isso não deixa de ser uma informação)


(em todos os corredores dessa área do museu tinha alguma "caverna" aborígene, com desenhos e marcas que representam o Dreamtime. Cada caverna tem uma televisão onde a gente pode ouvir alguém contando um Dreaming. Mas, claro, EU tava ali, então tinha que ser justo naquele dia um monte de coisa não tava funcionando)


(não deu pra ouvir nenhum Dreaming, mas vi alguns vídeos sobre a crueldade dos colonizadores. Muito rapidinho, porque gente, não gosto de ficar vendo sofrimento, não. Mas se você gosta, ou se tem interesse e tals, o filme Rabbit-Proof Fence mostra um dos episódios mais dolorososos da história australiana - episódio aliás que rendeu um pedido de perdão aos povos aborígenes por parte do governo esse ano. Em português, Geração Roubada)

Saindo da exposição aborígene, fomos ao que me interessava: os esqueletos. Mas nem era o que eu tava esperando não, né, porque ao invés de dinos a primeira coisa que vi foi isso:


(way too much creepy, né. Tipos, que pessoa doentia coloca um esqueleto humano em cima de um esqueleto de cavalo e chama de atração? Pra mim parece mais pesadelo)


(pena que a foto tá tão ruim que não mostra o sorriso do cara. Gente, super vi o Ross ali montando a exposição. Com o Chandler dando idéia)


(essa baleia no teto pegava quase a extensão da sala toda)


(cada caixa dessas tem a altura de... uhn... de um homem alto. Então imaginem o tamanho desse esqueleto de leão, que em pé pegaria a caixa toda!)


(tadinho do tatu...)


(tá que nunca pensei no assunto, mas nem imaginava que esqueleto de tartaruga fosse assim!)


(nossa, isso aqui foi apavorante. O tamanho do peixe! Parecia um cachorro)

E POR FALAR EM CACHORRO...


(como se o cara em cima do cavalo não fosse creepy o suficiente, pegaram um amigo dele, colocaram numa salinha com plaquinha de home sweet home na parede, e um esqueletinho do cachorro ao lado - com coleirinha e tudo. Mas não pensem que isso é tudo! O doente ainda coloca uma gaiola, com... sim, isso mesmo, um esqueletinho de passarinho dentro. Mas não compre agora! Quem ligar nos próximos minutos leva também...)


(um esqueletinho de gatinho perseguindo um esqueletinho de ratinho correndo pra dentro da toquinha! Existe alguma equipe de museu mais crêizi do que essa? Pelamordedeus, isso FEDE! Pensem nas nossas crianças. E em mim!)

Antes de sair dessa ala, fiz um videozinho de um negócio engraçado: um esqueleto andando de bicicleta. Quem quiser ver, só clicar AQUI. Ah, e quem descobrir a língua que eles tão falando ganha um queijo!

De lá pra geologia:


(esse meteorito de ferro aí pesa 0,7 toneladas. Tipos, não sei que graça nêgo vê nisso. Pra mim é tudo pedra. Só cheguei perto porque achei que fosse cocô de dinossauro)

Vi um homem parado mostrando alguma coisa pra umas crianças e fui lá ver. Bom, a primeira coisa que notei quando cheguei mais perto foi que não era exatamente um homem:


(mas tirei as crianças do caminho e fui lá ver o que era, né)


(uhn. Mais pedra)

Chega, né, bora prum lugar mais aprazível. Ah, sim, a salinha de pesquisa das crianças. Tinha um monte de bichinho por lá:


(fiz amizade com um dingo - os dingos são cães selvagens em extinção, mas esse aí era mansinho, mansinho, até lambeu minha mão e me chamou de princesa!)


(um canguru puxando briga com os incautos)


(isso era um urubu? Não vi, mas fui dar um passeio com ele)


(oh my god uma cacatua! Cadê meu estilingue? Quero ver ser valentona agora que você tá, tipo assim, MORTA!)


(essa foto foi tirada na entrada do museu, mas assim, eu tinha que mostrar pra vocês uma foto minha com um coala acordado, néam)

Bora pro que interessa, que já tava na hora do almoço! Com vocês, os dinos:


(YAY!)


(quando um bicho tem um fêmur maior do que você, você dá graças por ele estar extinto, não é?)


(meu fotógrafo é luz, né, meu fotógrafo é vida! A cabeça vive no espaço, então bora cortar a cabeça do anquilossauro. Porque né, ele já tá morto mesmo, e esse aí nem é de verdade. Só sofre a foto)


(oooowwnnnnn, meu dino preferido, o ceratopsia. Tão fófis!)



Bão, hora do almoço, tô indo ali no restaurante Pimps'n'Whores (o chapéuzinho, sacaram? hein? hein?). Mas tão vendo aquela igreja lá no fundo da foto? Próxima parada, valeu?

18 comentários:

Marion disse...

Ana, eu amei a exposição dos esqueletos! O primeiro esqueleto com a caveira montada é muito legal! Adorei o esqueletinho do gato também. Só não gostei dos bichos empalhados. Isso me causa aflição.

Beijos

Wally disse...

Sensacional, como todo passeio. Tambem curto muito os museus, aproveita e conhece outros tambem!
Seus comentarios inspiradissimos sempre dando a nota. Fiquei pensando na cena do Ross montando a expo sob direcao dos seus vizinhos patetas, achando o maximo. E a cara de espanto do publico no dia seguinte.
BTW, Pimps&Whores... o que servem la, hein!

Helen disse...

A pessoa vai pra outro continente e deixa a dignidade em Niterói...
Ana, nunca na vida imaginei te ver com orelhas de cangurú. Nunca. Jamais. rsrsrsrs

Eu AMO museus! E você devia aproveitar mais mesmo, já que eles deixam fotografar aí. Me diz o modelo da sua máquina por mail, que te dou uma dicas. É só mudar o tempo de exposição que as fotos não saem mais tremidas.
Os animais empalhados eu passo, way too creepy, mas as outras coisas são bem legais! E que senso de humor pitoresco o deles, néam?..

bjk!

Estou amando seus caps,amando!

Ana disse...

Marion, também não gosto de bichos empalhados. Dá aflição mesmo!

Wally, thanks! E olha, se vc me der mais tempo pra inventar, digo, pra lembrar, eu posso responder sua pergunta sobre o cardápio do Pimps&Whores, ok? ;)

Helen, que dignidade? Sei lá o que é isso faz tempo! hehehe Ah, e tô amando meus caps também, amando! Comprei mais dois ontem. Aguarde fotos! (um deles é tão fofo que eu disse pro canguru que sempre q ele tivesse brigando comigo eu ia colocar na cabeça. Ele começou a rir e disse q seria impossível brigar comigo bonitinha daquele jeito! hahaha SUCKER!!!! ;)

Tati Tatuada disse...

Isso não foi uma excursão, foi uma expedição.
Beijos.

fabiana disse...

E esse chapéu do Indiana Jones? Super no clima, néam?

Vanessa Bracony disse...

Ai Ana...Cruz credo, não gostei de tanto esqueleto não! E da tartaruga! Nossa, realmente não imaginava ser daquele jeito.
Agora me conte, se vc foi passear sozinha, quem tirou as suas fotos? Tipo, aquela que vc se espanta com o que tem na mão do moço? É auto retrato? E as outras? Vc consegue fazer caras e bocas assim, com alguém que vc nunca viu? hehehehe Se bem que eu faria tb! hahaha
Beijão!

Ana disse...

Tati, gosto de pensar assim! ;)

Fabi, mas meu chapeu e' de pimp!

Vanessa, nesse dia eu tava com o Erick. Eu tenho que comecar a sair sozinha pra esse tipo de programa pq ele nao gosta muito. Essas fotos ai', olha, foi a primeira vez q tirei foto fazendo caras e bocas, viu. Resolvi deixar a timidez (e, como lembrou Helen, a dignidade) em casa, e me divertir! rs

Gileade disse...

Nossa! Parece bem legal esse museu, heim!

Renata disse...

Ui. Tenho medo de animais empalhados!


Mas as fotos dos esqueletos tão tudo! ;)

Renata disse...

Ana, quanto à felicidade do post anterior, deixa eu adivinhar: comprou um Manolo? :)

Camila disse...

AMEEEI AS FOTOS aNAAAA!!

Tipo eu amo visitar museu e zoo...é smepre assim..muuuito legal! não tem como errar. né?

bjs chuchu

Ingrith disse...

Uau que lugar lindo!!!!

Ana disse...

Gile, achei legal, mas o da Quinta da Boa Vista da de mil em materia de quantidade. So nao e' tao bem organizado e preservado quanto o museu de Sydney, acho.

Ai, Renata, olha, nao tenho nem pe fino nem dinheiro pra faturar um Manolo (serio, se eu tivesse grana, ainda assim meu pe nao caberia em nenhum modelo, pq e' muito largo). O que comprei foi ummonte de coisinha baratinha, tipo chapeu, scarf (esqueci o nome em portugues), perfumes em super promocao, maquiagem, e, o que faria vcs me odiarem com certeza, duas maquiagens de uma certa marca (compra que me rendeu um suuuuuper gift dessa mesma marca, e eu chorei de emocao durante uns 3 dias - alem de pensar na possibilidade de fazer amor com meus presentes). Sentiu o drama? Se eu conto aqui de manha, tem macumba pra mim prontinha de tarde! Pelo menos e' isso o que eu faria! hehehe

Ice, de zoo eu nao gosto muito nao, pq fico com pena dos bichinhos. Mas museu eu adoro!

Ingrith, saudade de vc!

Fê Guimarães disse...

Se um dia eu visitar a Austrália, vou imprimir teu blog pra usar como guia! Perfeito!

Jackie Götzen disse...

Poxa! que museu shoe de bola!!!!!!

Galega disse...

A pessoa vai pra outro continente e deixa a dignidade em Niterói...
Ana, nunca na vida imaginei te ver com orelhas de cangurú. Nunca. Jamais.[2]

Ana disse...

Fe, mas tem lugar q a gente vai descobrir juntos, viu?

Jackie, e' bom legal mesmo.

Ril, eu nunca fui mulher digna!