segunda-feira, 2 de junho de 2008

ST JAMES STATION

St James é uma das 6 estações que fazem parte do chamado City Circle, que é a parte final do percurso e que circula o centro comercial da cidade (Sydney Central Business District). E é minha estação preferida por vários motivos.

Pra entender o City Circle, vejam o mapinha abaixo. Eu sempre chegava na city pela linha verde (Airport & East Hills):



Se pra voltar pra casa eu pegasse o trem em Central, a maior estação de Sydney, eu tinha que tomar cuidado com o número da plataforma: se eu pegasse a linha Airport (minha preferida, por ser mais rápida) chegando na city, isso significava fazer todo esse caminho circular até voltar ao ponto em que estava – não que isso significasse muito tempo a mais, mas era um saco. Por mais linda que seja a chegada à Circular Quay (dá pra ver a Harbour Bridge e a Opera House lá de dentro), quando a gente tá cansada acaba olhando praquilo e dizendo, “é, ok, bonito, whatever”.

Mas como eu tava dizendo, adoro St James por vários motivos. Primeiro, a localização: ali no finzinho da sessão norte do Hyde Park, sendo que uma das saídas dá pra Elizabeth St (bem em frente àquele tabuleiro de xadrez gigante que eu mostrei no último post). Ali é o point, né. Todo tipo de megastore, galerias, e tals. Perto de tudo que mais me importava (compras, compras, compras). Segundo, Keanu pisou em St James: lá foi gravada uma das lutas do primeiro Matrix (se não me engano, a luta final entre Neo e o agent Smith). Já tenho motivo suficiente pra querer dormir nos bancos de St James, não é?

A estação tem esse nome por causa de uma igreja que fica por ali, a Saint James Church - e, também por causa dela, aquela área toda ali por perto é conhecida como St James. Menos por mim. Pra mim é o Lugar Mais Sagrado De Sydney CBD. Vejam só, quem diria, eu também sou religiosa (compras, compras, compras)!


(por dentro é bem parecido com Museum, e relativamente pequeno)


(deu pra visualizar Neo? Se não, cliquem aqui)


(Keanu voou nesse corredor, e eu beijei algumas dessas colunas. Vai que ainda tem suor dele por ali)


(essa escadaria fofinha leva pro segundo nível, onde a gente escolhe uma das saídas da estação)


(tão vendo ali na placa? Market St é aquela rua dos sonhos que falei no último post sobre Hyde Park)


(tudo muito lindo. Tá vazio assim porque era fim de semana, mas na hora rush passa mó boiada por aí)


(as roletas de Sydney. A gente pode comprar vários tipos de passagem: ida, ida e volta, dia inteiro, semana, mês... Dependendo da escolha, a máquina come o ticket ou não. Gente, dá um tempo, eu sou de Niterói e aqui não tem dessas coisas não)


(a estação expõe fotos e textos do período de construção, no começo do século passado. Ela começou a funcionar em 1926)


(depois de um túnel bem longuinho, ar puro. É só subir a escadaria pra chegar em Elizabeth St. A rua que segue adiante é a tal Market St)


(atravessando a Elizabeth St a gente chega num dos pontos mais interessantes do mundo: a mega loja David Jones. Seguindo em frente, pela Market St, lá no finalzinho está Darling Harbour - com o Aquário, o Minizôo, a baía da night...)


(St James vista do outro lado da Elizabeth St. O Hyde Park fica atrás. Pegando a escadinha à esquerda, a gente chega no café que eu mostrei aqui)

Mas eu guardei o mais interessante de St James pro final. Sabem aquele corredor que eu mostrei lá no começo? É por ali que ficam os banheiros, né. Até aí tudo bem, porque banheiro público é o que não falta em Sydney. Mas dêem só uma sacada nessa foto aqui embaixo, e tentem descobrir uma coisa inusitada:



Viram só as plaquinhas acima das portas? Homens, ok. Mulheres, ok. Mas...



UNISEX??? Como assim, meu?

Assim, imaginem que vocês são japoneses que não falam inglês. Vendo o desenho, vocês achariam que:

A) trata-se de um banheiro GLSBT?
B) é permitido entrar com mais alguém ali pra fazer coisinha?
C) nesse cubículo só entra quem for Buba?

10 comentários:

Jana Ursine disse...

no filme a estação tá bem feinha, né? escura... em cmpensação o Neo, ai, o Neo... quanta gostosura numa pessoa só, meu Deus!

Ana disse...

aquilo é a fotografia do filme, Jana, que escurece. E a sujeira, assim como os lugares q eles destroem durante a luta, é cenário. Tudo lá é bem limpinho! E vê se tira o olho do Neo.

Fê Guimarães disse...

Banheiro unissex? Eu que não gostaria de fazer minhas particularidades com uma racha me observando, credo! Hahaha!!!

Ana disse...

Nem que a racha fosse a minha, digo, eu???? :P

Cinthya Rachel disse...

que bom que voltou gata! boa sorte nessa nova fase!

Renata disse...

Ei! Você tava fazendo falta! :)

E que história é essa de banheiro unissex? hahahaha

Ana disse...

Cyn, agora não saio daí, podexá.

Renata, eu tb não entendi muito bem, não... rs

Vanessa Bracony disse...

hahaha!!! Carácoles! Vc desenterrou "a" Buba!!!
Oba, agora tenho net em casa!!! UHUHUUUU!
beijooooooo

Marion disse...

Ana, adorei o banheiro unissex! Realmente é intrigante, quem usará este banheiro???


Bom, vou conhecer o seu blog novo! Voltei hoje de viagem! Aguarde pelas fotos e fatos!

Beijos

Ana disse...

Linda, eu sei que EU entrei!!!!! Doida aqui pra ver suas fotos!