sábado, 29 de março de 2008

BLUE MOUNTAINS 3 - Katoomba

Depois de sairmos de Glenbrook, onde fica a entrada que usamos pro Blue Mountains National Park, fomos pra Katoomba. Lá visitamos o Scenic World, parque que funciona dentro de uma reserva florestal onde antigamente existia uma mina de carvão.

Uma das atrações do parque é um grupo de montanhas conhecidas como Three Sisters, que deram origem à seguinte história:

As irmãs, Meehni, Wimlah e Gunnedoo faziam parte da tribo Katoomba, que vivia no vale. Elas se apaixonaram por três irmãos da tribo Nepean, mas as leis tribais proibiam que os três casais se unissem. Inconformados, os três irmãos decidiram capturá-las - o que causou uma guerra entre as duas tribos. Um curandeiro da tribo Katoomba, preocupado com a segurança das três irmãs, resolveu transformá-las em pedra para com isso resguardar suas vidas. Ele pretendia reverter o feitiço assim que a guerra acabasse, mas foi morto em batalha. Como ele era o único que poderia trazer de volta as três irmãs, elas permanecem rocha - e com isso, a formação tornou-se uma lembrança daquela batalha para as gerações posteriores.

Essa "lenda" é tida como aborígene, mas descobri na Wikipédia que ela é, na verdade, invenção moderna. Coisa pra turista ver, digo, ouvir.

Bom, vamos ao passeio:


(logo na entrada do Scenic World tem um grupo de estátuas que mostram o exato momento em que o feiticeiro transforma as irmãs em pedra)


(eu escapei por pouco de virar pedra também, mas isso porque tava usando minha capa especial - que me deixava a cara daquele super herói, sabem. Falando sério, não aguentei os córneo dessa irmã aí. Dêem um zoom na cara da criança: não me parece que ela tá em vias de se transformar em algo duro, mas sim de pegar em alg... bom, deixa isso pra lá)


(pegamos o cableway pra descer o vale. Dá pra ter uma idéia do que a gente viu, né? Neca. Na hora que o guia - uma voz gravada que ia fazendo comentários durante a descida - falou que se a gente olhasse à esquerda veria as Three Sisters, todo mundo lá dentro caiu na gargalhada, porque só dava pra ver neblina. Mas, geralmente, a descida é assim)


(infelizmente, isso foi tudo que deu pra ver das Three Sisters, ou seja, nada. Mas, se o dia bom estivesse, seria mais ou menos assim)


(chegando lá embaixo, a reserva era a coisa mais linda. Tirei mil fotos, mas tipos ninguém tá interessado em ver foto de rua, não vai querer ver foto de mato, néam. A caminhada é feita nessas rampas, e ninguém pode pisar fora, senão leva MULTA. Tudo nesse país dá multa!)


(eu e um amigo que fiz durante a caminhada. Ele ficou encantado com a minha elegância, mas nem posso dizer que sou só eu, né, gente, porque essa capa aí deixa realmente qualquer uma com pinta de Gisele. Capa mágica, eu disse, não disse?)


(adorei essa entradinha aqui, um antigo túnel de ventilação da mina)


(é assim que os mineiros chegavam no fundo do vale. Tão achando brêibs? Então acompanhem a nossa subida de volta pra sede do parque, logo abaixo)


(pra subir, optamos pelo railway. Olha ele aí chegando. Um inocente trenzinho, certo?)


(errado! O trenzinho levava a gente pra cima mesmo, passando até por um tunelzinho. No ponto mais inclinado, 52 graus, olhei pro lado e vi Erick se agarrando nas barras, totalmente apavorado. E eu gritando uhu, Itaipuaçu!)


(up we go! Eu, amarradona, e o guia maluco logo atrás. Sintam a cara de bonachão! RÉRÉRÉ... ééééééé)

Pena que a subida foi muito rapidinha. Bom, eu acho isso, Erick acha que durou uma eternidade.

De lá fomos pra outro bairro, Leura, pra almoçar. Mas isso eu mostro no próximo post...

12 comentários:

Vanessa Bracony disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Bracony disse...

hahaha!!! (como sempre...)
Ana, tenho que comprar uma capa dessas!!! Amei!
Mas que tempinho hein? Puuutz Grila, é muita sacan...!
Eu odeio dias assim, qdo está assim aqui em Petrópolis só quero saber de ficar deitada vendo tv, vontade zero de fazer alguma coisa...

Beijããão ranei!

Ana disse...

Nossa, então não deve dar vontade de fazer nada aí quase nunca, né? hehehe

Essa capa a gente resolveu comprar depois de ver um cara chegando lá de baixo molhado até os ossos, e foi bom - apesar de ter deixado a gente parecido com o Stay Puft, lembra dele?

Marion disse...

Eu acho que ficaria com medo do trenzinho! E as meninas pedras são feias e descabeladas, na boa. Mas adorei o cavalo de mentira!

e que neblina mais estraga prazer!

Beijos

Tati Tatuada disse...

Confesso que estou viajando com você.
Vamos passear mais (fotos dos nossos passeio!!!).
Beijos.

Ana disse...

Marion, é tão legal que não dá pra ter medo! Fiquei só pau da vida pq o casal alemão que tava na excursão com a gente correu e ficou com o primeiro lugar no trenzinho (de onde a vista é bem mais radical!).

Tati, podexá, no próximo post coloco mais fotos. vc vai adorar o lugar q conheci hoje! Deixa só eu terminar com Blue Mountains que posto as fotos!

Vanessa Bracony disse...

ahhh Ana, aqui não faz só tempo feio não...apesar da cidade ter apelido de Chuvópolis, tem dias lindos tb (hehehehe)...Coloquei uma foto lá no meu blog só para vc ver como está o dia de hoje!
Beijããão!

Jackie Götzen disse...

Parece ser super legal este passeio, mas me amarrei mesmo na sua boina!!!!!!

Ana disse...

Vanessa, to indo la ver!

Jackie, ele e' fofo, ne? ;)

Adelaide disse...

Ahhh Gatannnn, quantas aventuras, quantas aventuras!!!! Eu quero sair deste teatro de terceiro mundo!!!

Saudadinhas de vc!

Ana disse...

Gordinha, vem pro meu sofá!

Jana Ursine disse...

Tb acho que ela tá com cara de quem vai pegar, vai pegar, eita felicidade! hauahuahuahua...
- A.m.e.i sua boina. Pode trazer uma igual pra mim, tá? nem ligo.
- Amei o que cê escreveu lá no e-mail. E agradeço a confiança, de verdade.
Eu te gosto sem nem te conhecer. Como pode isso, sua danada?
Bjos.