Fui ao Hyde Park semana passada, e fiquei impressionada! O parque em si não é muito grande, mas é lindo, e super bem cuidado, e super limpo.
Ainda acho estranho que as pessoas aqui não apenas pisem como deitem na grama. Vocês sabem que no Brasil geralmente é proibido, e tem sempre uma plaquinha dizendo pra não pisar no verde - isso quando não tem grade entre a calçada e a grama. Eu acho super válido, porque imagina só você ali tranks, tomando seu sol, e de repente algum gigante vem e pisa em você? Machuca, não machuca? Erick diz que não, que eu sou louca, que grama é pra pisar mesmo. Discordo, e foi difícil pra mim subir no jardim algumas vezes.
O Hyde Park fica bem no centro da city (ou, como aprendi semana passada, Sydney City CBD: Central Business District), e, como vocês podem ver no mapa, é cortado por uma rua, a Park St, que o divide em duas seções: sul e norte. O parque tem esse nome por causa de outro, o original, que fica em Londres, e lota de gente no verão durante o Sydney Festival (em janeiro) - mas tem sempre uns vovôs na seção norte jogando xadrez no chão (um tabuleiro gigante, com peças do tamanho de uma criança de sete anos).
Tem algumas coisas interessantes lá, além do verde:
(Começo da seção sul, em frente à Liverpool Street. Esses prédios são todos comerciais, e na hora do almoço o parque fica cheio de gente bonita - e estou falando de homens engravatados, ok?)
(esse prédio de tijolinho à direita é a estação Museum, onde desci - e que mostrei no post abaixo)
(tinha um grupo de íbis por ali, passando tranqüilamente no meio das pessoas. Fosse em Niterói, tinha tudo virado almoço de domingo)
(ao longo do parque vi muita gente sentada fazendo nada, conversando, comendo, lendo, namorando, tocando violão...)
(o Anzac War Memorial, construído como tributo aos soldados australianos que lutaram na primeira guerra mundial. ANZAC significa Australian and New Zealand Army Corps. Aliás, dia 25 de abril é comemorado o Anzac Day, um dos poucos feriados na Austrália - Erick diz que é feriado porque é o dia do aniversário dele, e fica todo feliz com a parada que o povo australiano faz SÓ PRA ELE)
(eu e a Pool of Remembrance, que fica logo na frente do Anzac Memorial)
(o começo da alameda que segue atééééé o final do parque, e que é cortada por uma rua, como mostro abaixo)
(final da seção sul, Park St, e escadaria da seção norte)
(a estátua do capitão Cook fica em frente à Park St. James Cook foi o capitão inglês responsável pela exploração do pacífico, e foi ele que descobriu a Austrália e a maioria das ilhas por perto - por isso, é considerado o pai da Oceania. Em seu diário, ele escreveu que desejava navegar farther than any man has been before me, but as far as I think it is possible for a man to go. E ele se superou, viu. Veio muito mais longe até que Judas)
(a foto tá escura porque minha máquina tá dando umas pirações estranhas, mas é só pra mostrar a AMP Tower ali bem pertinho. Erick enche meu saco com ela: em qualquer lugar que a gente esteja ele aponta pra cima e diz olha ela lá. Nem olho mais)
(começo da seção norte do parque. A próxima foto eu tirei bem à direita desse mapinha)
(a entrada pro Sandringham Gardens, jardim construído em homenagem aos Georges V e VI, reis ingleses do início do século XX - avô e pai da Elizabeth. É bem bonitinho, mas tava atrasada e não explorei. O que me chamou a atenção foram as folhas de algumas plantas. Me senti no Jurassic Park)
(foi aqui, na St Mary's Cathedral, que a Nicole Kidman se casou. Tem esperas gigantescas pra quem quiser se casar na capela principal, e o casamento é aberto ao público - já que a igreja não fecha pros turistas. Uma conhecida disse que foi num casamento em uma das capelas secundárias, e que o altar era ao lado das criptas dos religiosos. Spooooookyyyyyy! Erick disse que o Michael Hutchence foi velado lá também, mas uma rápida expedição ao Google me disse que não, que foi na St. Andrews Cathedral, ali perto - pra vocês verem o guia que eu tenho)
(gente, coisa fofa esse passarinho bebendo água no bebedouro! Quando fui a Bondi, tinha um bebedouro especial: em cima era pra gente, embaixo pros bichinhos. No dia, tentei tirar foto de uma gaivota bebendo água lá, mas não consegui armar a máquina a tempo)
(a Archibald Fountain, uma coisa linda de se ver. Entre todas as esculturas inspiradas na mitologia grega, optei por tirar foto em frente a essa aqui, a mais intrigante de todas. Chequem o porque no detalhe abaixo)
(não entendi muito bem a do Teseu: ele tá segurando o chifre do Minotauro pra cortar a cabeça dele, ou a expressão bovina indica que eles estão em vias de fazer algo mais sacana ainda?)
Pra fechar, fiz esse videozinho aqui embaixo de dois pontos do Hyde Park: primeiro, no começo da seção sul, próximo à Elizabeth St, onde foram feitas as primeiras fotos; depois, no final da zeção norte, onde fica a Archibald Fountain:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
Ana, adorei as fotos! Você devia lançar um guia turístico da Austrália! Adoro igrejas, deve ser linda a catedral! :)
Menina, agora você vai ter que trazer uma cosmo austaliana para mim. Fiquei MUITO curiosa para ver.
O video terei que ver em casa!
Ah, eu ví o video do ben affleck, não achei tão legal, mas vale pelas presenças especiais. Agor ao Matt Damon rebolando não tem igual! FOFO!!!
Beijos
Ana, isso aqui está ótimo!!! Um Guia mesmo....pena que não é em Melbourne!!! hehehe
Beijão!
Concordo com Marion... você tem que lançar um guia!
Acho que vou é imprimir os posts logo! bjks
Adoro fotos! E você é você mesma, ou é algum pseudônimo? Tô confusa... hahahaha
email baby: fabianakm@yahoo.com.br
Ana, tô me realizando com o seu blog e suas fotos. Tudo lindo. Adoro posts de viagens. Adoro fotos de viagens. O problema é a vontade urgente de conhecer isso tudo.
hahaha. Agora que vi o comentário da Fabi. Você é Ana mesmo? rs
E do Hugh Jackman nada, né?
Tô passada.
Empenho aí, garota!
:P
bju!
Marion, tô longe de escrever guia, menina! Ainda conheço muito pouco da cidade... Pode deixar que vou levar uma cosmo pra vc!
Vanessa, peninha que vc nao vem pra Sydney, hein? A gente ia fazer uma farra!!!
Sisi, ué, mas aí vc imprime os posts e não compra o livro, é? ;)
Fabi, soy djo! Soy djo!
Re, soy djo sim! E tb to adorando acompanhar seu blog. Só não entendi se vc tá viajando ou morando...
Helen, vc vai ter que acompanhar o blog da Vanessa aí em cima, que em alguns meses vai estar em Melbourne. Aqui em Sydney nem sinal de Wolverine! snif
Quanta coisa legal! Viajar é o máximo, especialmente com esse espirito aventureiro, é otimo desbravar fronteiras!
Ainda tó chocado com Kangu pintando unha. Não dá...
Achei a torneirinha do cara q tava segurando o chifre muito pequenininha rrsrss...
Lindooooooo o parque heim??
Q show....
beijokas
Ana, já tô de volta. Viajei por um mês só.
Wally, deixa o canguru quieto, daqui a pouco ele pára de pintar minha unha, e aí o que vai ser de mim?????
Mi, achei tudo isso que vc disse aí tb! rs
Re, eu tava confusa! rs Primeiro achei que vc tava viajando, mas vc colocava no meio posts falando da família... Comecei a achar que vc morasse fora do Brasil!
Postar um comentário